Juntos somos fortes!

Seja Cooperado

Perguntas e respostas importantes

1

Quem pode ser sócio da cooperativa?

Podem associar-se a COOPCREDMETAL:

Poderão associar-se à Cooperativa, todos aqueles que, estando na plenitude de sua capacidade civil, concordem com o Estatuto desta entidade, preencham as condições nele estabelecidas e sejam:

  • a) trabalhadores e prestadores de serviços terceirizados das indústrias metalúrgicas que exerçam suas atividades na área de abrangencia, para efeitos de admissão de associados  circunscrita aos municípios de Porto Alegre e Grande Porto Alegre composta pelas seguintes cidades: Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Viamão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul; e área de admissão de associados em todo território brasileiro.
  • b) seus próprios empregados, os empregados das entidades a elas associadas e daquelas de cujo capital participem;
  • c) aposentados que, quando em atividade, atendiam aos critérios estatutários de associação;
  • d) pessoas físicas prestadoras de serviços em caráter não eventual a própria cooperativa;
  • e) pais, cônjuges, companheiro(a), parentes até terceiro grau e dependentes legal de associados

2

Como devo proceder para ser um cooperado?

Reúna os documentos necessários:
Documento oficial com foto (identidade, CNH ou carteira de trabalho);
CPF;
Comprovante de residência recente (dois últimos meses);
Ultimo Comprovante de renda;
Preencha a ficha de cadastro.
Deposite sua cota parte (cota capital). E pronto!

3

Cota Capital, O QUE É?

Um dos princípios do cooperativismo é a ‘participação econômica’ dos associados. Como donos da cooperativa, os associados têm a responsabilidade de contribuir financeiramente com ela, para investimento nas operações e serviços da própria cooperativa.

A principal fonte de formação do patrimônio de uma cooperativa é capital social integralizado pelos seus cooperados é ele que sustenta o desenvolvimento econômico-financeiro e social dela, e sua ausência faz com que a cooperativa perca a independência financeira.

Portanto, como aconteceria em qualquer outra empresa, para associar-se a uma cooperativa é necessário entregar uma quantia referente a cota parte adquirida. O cooperado pode escolher quantas cotas partes deseja integralizar. Anualmente, caso a cooperativa tenha sobras, o cooperado também receberá sua parte proporcionalmente à essa quantia de cotas partes.

4

Qual é o valor mínimo da cota capital para associar-se?

O valor mínimo de integralização de capital social na COOPCREDMETAL é de R$ 30,00 (trinta reais).

Você se associando já será um sócio com capital. Todo mês o você coopera com R$ 30,00 (trinta reais) (cota). Este valor é seu quando você se desligar da Cooperativa ou da empresa você recebe o acumulado de volta, conforme regras disponível em Estatuto da Cooperativa. Se associando já pode realizar empréstimo pois não tem carência.

São direitos do cooperado(a)

A igualdade de direito do cooperado(a) é assegurada pela cooperativa, que não pode estabelecer restrições de qualquer espécie ao livre exercício dos direitos sociais.

  • Tomar parte nas assembleias gerais, discutir e votar os assuntos que nelas forem tratados, ressalvadas as disposições legais ou estatutárias em contrário;
  • Ser votado para os cargos sociais, desde que atendidas as disposições legais ou regulamentares pertinentes;
  • Propor medidas que julgar convenientes aos interesses sociais;
  • Beneficiar-se das operações e serviços objetos da cooperativa, de acordo com este estatuto e regras estabelecidas pela assembleia geral e pela Diretoria;
  • Examinar e pedir informações atinentes às demonstrações financeiras do exercício e demais documentos a serem submetidos à assembleia geral;
    Retirar capital e sobras, nos termos deste estatuto;
  • Tomar conhecimento dos regulamentos internos da Cooperativa;
  • Demitir-se da cooperativa quando lhe convier.

São deveres e obrigações do cooperado(a)

O cooperado(a) responde subsidiariamente pelas obrigações contraídas pela cooperativa perante terceiros, até o limite do valor das quotas-partes de capital que subscreveu.

  • Subscrever e integralizar as quotas-partes de capital;
  • Satisfazer os compromissos que contrair com a cooperativa;
  • Cumprir as disposições deste estatuto e dos regulamentos internos e respeitar as deliberações tomadas pelos órgãos sociais e dirigentes da cooperativa;
  • Zelar pelos interesses morais e materiais da cooperativa;
  • Cobrir sua parte nas perdas apuradas, nos termos deste estatuto;
  • Ter sempre em vista que a cooperação é obra de interesse comum ao qual não deve sobrepor seu interesse individual;
  • Não desviar a aplicação de recursos específicos obtidos na cooperativa para finalidades não previstas nas propostas de empréstimos e permitir ampla fiscalização da aplicação.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Escolha a opção abaixo